segunda-feira, 14 de maio de 2007

Wilco - Sky Blue Sky

7/10
Nonesuch
2007
www.wilcoworld.net



Tratando-se de um dos colectivos sacralizados pela crítica especializada norte-americana, mormente depois da edição do seminal e experimentalista Yankee Hotel Foxtrot (2002), os Wilco têm sobre si a responsabilidade de, a cada edição, fazerem o contraponto justo das expectativas à sua volta. E, depois do alargamento do espectro sonoro do grupo com esse álbum (naquilo que foi diversas vezes sobrevalorizado como declaração de purgação estrutural da sua música) e consequente abertura de inúmeras possibilidades de rumo estético futuro para Jeff Tweedy e seus pares (coisa que não é nova para uma banda habituada a mutações subliminares da folk), não estranhou que, nos últimos anos, os Wilco se tenham mantido fiéis ao experimentalismo que deles se esperava. Todavia, não é esse o traço genético essencial da banda (embora tenha sido elevado, de per si, ao estatuto de característica identitária) e, mais tarde ou mais cedo, os Wilco cederiam ao apelo das origens. Nesse particular, o recrutamento do guitarrista Nels Cline - que, com eles, gravara o registo ao vivo Kicking Television : Live in Chicago, de há dois anos - revelou-se uma preciosa adição aos predicados instrumentais, somando ângulos e "realismo" ao som do grupo. Com isso, a par de uma aproximação mais transparente às causas soul, Sky Blue Sky desobriga-se de alguns dislates presentes nos últimos registos (e do pretenso torpor contemplativo que as experiências sonoras sugeriam), marcando uma reaproximação ao rock ligeiro dos 70's, entrecruzado com as substâncias melódicas habituais. Sorvidas as lições inconstantes e abstractas do laboratório, os Wilco repescam a tradição do country-rock e regressam (o que não é, neste caso, sinónimo de retrocesso) à sua orgânica "natural" com a firmeza de quem vê a música (e o seu processo de construção) não como um mero exercício descontínuo de réplica a apetites conjunturais, antes como uma sucessão didáctica de estímulos a que sempre está subjacente um miolo originário e estruturante. E ele volta a ser, neste Sky Blue Sky, o motivo primaz.

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