quarta-feira, 10 de agosto de 2005

5 rapidinhas


Deerhoof - Green Cosmos EP (7/10)

A babel dos Deerhoof está de volta. 15 minutos de genuinidade visceral, de contrastes sónicos, de delírios harmónicos e de (es)pasmo ímpar. As melodias obscuras da praxe surgem, aqui, revestidas num invólucro de arranjos orquestrais mais sumptuosos (mesmo ruidosos...) do que é usual, ajudando à concepção de micro-sinfonias em desvario. À quase cacofonia das composições junta-se a voz delicada e pueril de Satomi Matsuzaki, aventurando-se a cantar em japonês. Aparentemente desconexas e sem fluência, as estruturas melódicas invulgares revelam o oposto em traços de criatividade refrescante, num verdadeiro carrossel suspenso de esquizofrenia e doçura, cheio de surpresas. Sem rótulos, o cosmos (e a música) dos Deerhoof é isso mesmo: um universo cândido e bucólico onde se agitam freneticamente as chamas de excentricidades lunáticas e se cruzam, em cópulas pomposas, o eros e o tanatos. Afinal, monstros e criancinhas podem partilhar brincadeiras no mesmo espaço cósmico...ou não.
(Toad/Menlo Park, Junho 2005)

Procure na grafonola as faixas "Byun" e "Come See the Duck"






Brazilian Girls (7/10)

Quarteto sediado em Nova Iorque, os Brazilian Girls apresentam-se no sítio oficial como uma mistura festiva de Grace Jones, Blondie, The Sugar Cubes e Astrud Gilberto. A voz da poliglota Sabina Sciubba e uma versátil palete de efeitos electrónicos conduzem as composições por sedutores percursos de trip-hop e lounge, com ligeiros toques de funk, reggae, ska e dub. Confuso? O som de vibrações cosmopolitas do grupo distingue-se pela variedade, embora resvale para certos clichés de Bebel Gilberto, Thievery Corporation, Suba ou Zero7. Ainda assim, o registo leva o auditor numa viagem musical apelativa que percorre a tradição do Brasil (a bossa nova), de Manhattan, de Berlim, de Paris (o ambiente film noir), de Nova Iorque...sem sair do conforto do sofá da sala.
(Verve, Fevereiro 2005)








Mayday - Bushido Karaoke (8/10)

O terceiro álbum da banda do taciturno crooner Ted Stevens coloca a angústia existencial ao serviço do rock'n'roll. Bushido Karaoke é uma jornada musical declaradamente americana que, com o suporte do piano, do banjo e do violino, compõe cenários de melancolia e nostalgia, com texturas de harmonia rock 50's. Os arranjos são de excelente nível e sublinham a condição rústica da abordagem de Stevens a destinos transcendentais e diversificados, relembrando Nick Cave. A sonoridade resulta enigmática e profusa, conferindo um espaço próprio a cada instrumento, sem minorar a opulência a opulência instrumental de cada peça, num registo polido e transparente. Ouvir Bushido Karaoke é descobrir que uma canção saudosista e triste também pode ser uma grande canção.
(Saddle Creek, Junho 2005)








Turin Brakes - JackInABox (5/10)

Depois do alcance do álbum Ether Songs (2003), Olly Knights e Gale Paridjanian tinham pela frente um encargo custoso: não deslustrar a excelência do disco anterior. Pois bem, num registo mais pop e menos folk, o duo britânico propõe, no seu novo trabalho, um som limpo e certinho, simpaticamente convencional, com bons arranjos, num tom solarengo e fluente mas que não foge aos lugares comuns e à mediania. Do alinhamento de JackInABox, além de "Asleep With the Fireflies" e "Over and Over", nada parecer escapar à condição frívola de uma pop insípida, inconsequente e, mais do que isso, quase sem propósito. Um passo atrás.
(Astralwerks, Junho 2005)







The Russian Futurists - Our Thickness (6/10)

Terceiro longa-duração da one man band do canadiano Matthew Hart, Our Thickness acolhe uma sonoridade que evoca os Magnetic Fields ou os Flaming Lips, graças ao recurso a ornamentos electrónicos para embelezar melodias pop. As composições são sólidas e a sobre-produção de algumas pistas do alinhamento torna o disco um festim exuberante de pop majestosa e consciente da sua dimensão eufónica. O mosaico de Our Thickness é saturado de ingredientes engenhosos e atraentes, mas com sentido desiquilibrado de proporção. Hipérbolico, multifacetado, revigorante e paradoxal, o último trabalho de Hart é um enigma que se resolve seguindo uma de duas soluções: gosta-se ou não. Em qualquer dos casos, "Paul Simon" é canção para ressoar nos tímpanos durante algum tempo.
(Upper Class, Maio 2005)

Sem comentários: