segunda-feira, 18 de julho de 2005

4 rapidinhas


Shipping News - Flies the Fields (6/10)
Novo trabalho de um trio comummente associado a sonoridades densas que partem de riffs pós-rock entrecortados pela presença tímida de uma voz sussurrada, em ritmos desafiantes e atmosféricos. Sem grandes brilhantismos, o álbum apresenta instantes organicamente ricos com os graves de um baixo sorumbático, guitarras angulares e percussões intensas.

Espreite a grafonola para escutar o tema "Louven"

(Quarterstick, Março 2005)





Ali Farka Touré & Toumani Diabaté - In the Heart of the Moon (8/10)
Quando se juntam a guitarra mágica de Ali Farka Touré e a kora (harpa de 21 cordas da África Ocidental) enleante de Toumani Diabaté, duas lendas vivas da música do Mali, o resultado só pode ser arrebatador. Um diálogo musical permanente entre a tradição do desert blues de Touré - ligado à culturas songrai e puel - e o elo virtuoso da cultura mandé de Diabaté. As sinergias são óbvias - o disco foi gravado em três tardes consecutivas, sem segundos takes - e confirmam o talento de dois dos maiores expoentes da pátria-mãe do blues e do jazz, (a esse propósito ver Du Mali au Mississipi, documentário assinado por Martin Scorsese), aqui reunidos numa preciosidade da música mundial.

Espreite a grafonola para escutar o tema "Kaira"

(World Circuit, Junho 2005)





Seu Jorge - Cru (7/10)
O Mané "Galinha" do filme Cidade de Deus também é desembaraçado na música e, depois da participação na colectânea Favela Chic e do lançamento do primeiro álbum Samba Esporte Fino(2002), está de regresso com novo trabalho. Seu Jorge é mensageiro de um som que herda a linhagem do mais fino samba, na linha de Zeca Pagodinho, e a cruza virtuosamente com o classicismo de João Gilberto. Deliciosa é a versão á la Waits de "Chatterton", tema original de Serge Gainsbourg. Recentemente lançado no Brasil, depois da aceitação no mercado francês, Cru é um disco sólido e que faz jus ao preceito sublinhado no sítio do artista : "o samba é a nossa verdade, nossa particularidade, nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro".

Espreite a grafonola para escutar os temas "Tive Razão" e "Chatterton"

(Naïve, Março 2004)





Billy Corgan - TheFutureEmbrace (5/10)
Depois da implosão do projecto Zwan, Corgan partiu em expedições fantasistas pela electrónica, num registo que apresenta o fluido de uns Smashing Pumpkins filtrados num passe-vite, onde as drum machines, os sintetizadores e as guitarras camufladas servem de cartão de visita a uma liturgia auto-indulgente, em rompimento com o passado, mas cujo impacto maior não vai além da insipidez das composições. Salva-se "Mina Loy".

Espreite a grafonola para ouvir o tema "Mina Loy"

(Warner, Junho 2005)

Sem comentários: