tag:blogger.com,1999:blog-8731790.post110243299977809652..comments2023-11-02T12:00:47.315+00:00Comments on apARTES: Cidade de DeusUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8731790.post-1119438963092430412005-06-22T12:16:00.000+01:002005-06-22T12:16:00.000+01:00Cidade de Deus...trata-se de uma excelente produçã...Cidade de Deus...trata-se de uma excelente produção brasileira, com actores amadores na sua quase totalidade e que mais não é do que um retrato inesquecível da vida numa favela.<BR/>“Buscapé” só queria ser fotografo de jornal.<BR/>“Buscapé” é a alcunha de um jovem negro, que nasce numa favela chamada Cidade de Deus, e cujo trajecto de vida vamos acompanhando, deliciados com os seus círculos paralelos de amizades e conhecimentos. Faz lembrar, de certo modo, “Era uma vez na América”, esse épico cinéfilo dos anos 80 que juntou De Niro, Al Paccino e James Woods. Com frequentes flashbacks, com referências constantes em voz off do narrador omnipresente, à medida que vamos conhecendo as personagens e as teias que o filme faz, vamos percebendo que uma favela é um micro mundo, uma espécie de tubo de ensaio, onde, de uma forma intensa e concentrada, temos o que move este mundo, isto é, a luta constante entre o bem e o mal.<BR/>“Buscapé só queria ser alguém sem precisar “matar”.<BR/>Sem manicaísmos bacocos e contrastantes, pois nenhum mal é inteiramente mau nem nenhum bem é absolutamente bom, vamos constatando o frágil equilíbrio entre os bons e os maus, onde até “Buscapé” se vê tentado a procurar o respeito ou algo com que pudesse comprar a distinção, através de uma arma. A Cidade de Deus vive de dois mitos, o “Zé Pequeno” que é a regra que anula a excepção e o “Mané Galinha”, a excepção que confirma a regra. O primeiro, alguém que em pequeno se habituou a matar e cujo amigo, “Bédé”, qual consciência, lhe vai temperando o instinto assassino. O segundo, que se converteu à Lei da Bala por uma fatalidade, e que apesar de não querer matar inocentes, cedo se apercebe que, neste mundo, se deixar os inimigos para trás e lhes virar as costas no leito da morte, em breve estes lhes saltarão à garganta. E de que maneira...<BR/>Numa favela, a justiça tem o peso de uma bala e o Bem sempre perde para o Mal pois este joga com um aliado de peso, a Sociedade, que estrangula e asfixia quem não quer seguir este caminho.<BR/>“Buscapé” só queria perder a virgindade.<BR/>Na favela, estes dois mitos são a Lei, são Deus, são o Tribunal, são a doutrina de que a Vingança e a Arma são uma só. São o axioma incontornável de que na favela só existe inferno e purgatório. Inferno daqueles que matam para vingarem um estalo, purgatório dos outros cujo crime os espera como um certo e fatal destino. Toda a gente vive directo do berço para a idade adulta. Toda a gente aprende às suas custas e normalmente da pior forma, da forma mais violenta, dura e brutal. Na favela vale tudo menos ser bom. Na favela ser culto é conseguir ler as imagens de um jornal. Na favela ser religioso é rezar antes de assaltar para que tudo corra pelo melhor.<BR/>Cidade de Deus tem planos incríveis e ângulos verdadeiramente excepcionais que aportam fielmente a expressão das personagens, a dinâmica do filme, e a velocidade a que a vida sempre passa.<BR/>“Buscapé” só queria ser Wilson Rodrigues, alguém com mais do que uma alcunha.<BR/><BR/>Eugénio RodriguesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8731790.post-1103031579916527162004-12-14T13:39:00.000+00:002004-12-14T13:39:00.000+00:00se é um dos melhores filmes dos últimos anos só 8/...se é um dos melhores filmes dos últimos anos só 8/10? n percebo..Anonymousnoreply@blogger.com