sexta-feira, 18 de março de 2005

Venetian Snares - Rossz Csilag Allat Szuletett

Apreciação final: 8/10
Edição: Planet Mu, Março 2005
Género:Electrónica Experimental/Fusão







O projecto Venetian Snares é uma criação de Aaron Funk, um renomado produtor do meio drum'n'bass. A estreia do músico em 1999, numa pequena editora local de Minneapolis, foi o primeiro passo de um percurso que haveria de torná-lo um dos nomes mais respeitados no universo da electrónica experimental. Rossz Csillag Allat Szuletett é o décimo segundo trabalho de estúdio do músico. A inspiração base deste trabalho veio de uma viagem de Funk à Hungria, no decurso de uma digressão europeia.

As batidas clássicas de Funk estão aqui, embora em ambientes de maior amplitude, graças à integração equilibrada de construções sinfónicas de cordas e paisagens sónicas ambientais. O resultado é pouco menos que brilhante, as composições são pomposas e cerimoniais e percorrem, em ritmos variáveis, os contornos imaginários de uma opulenta ópera, de um concerto ressonante de cordas ou de um exercício solitário de pianista acasalados neste registo com mestria com o alvoroço criativo dos grémios de jazz e com a libertinagem dos clubes nocturnos do mundo drum n'bass.

Rossz Csillag Allat Szuletett traz algo de verdadeiramente novo, a união improvável de estilos aparentemente desarmónicos é surpreendentemente charmosa e tocante, transcendendo os limites dos géneros musicais e criando uma obra maior. O disco é tecnicamente impressionante e único, incarna quase na perfeição o espírito do experimentalismo e, embora possa não ser imediatamente apelativo para alguns, apaixonará irremediavelmente os adeptos do vanguardismo.

Sem comentários: